sexta-feira, 25 de abril de 2014

Corsa F3 Spiess

sexta-feira, 25 de abril de 2014 - by xRicardox 4














Entrevista com Leonardo Perez e seu Corsa F3 Spiess



Todo esporte tem seus amantes, pessoas que vestem a camisa e que participam, de alguma forma, desta sua paixão. O futebol é um ótimo esporte para exemplificar essa participação dos torcedores. A maioria pratica sua "pelada" aos finais de semana, reunindo vários outros fanáticos. No automobilismo isso não é diferente. Todo apaixonado pela velocidade deseja estar no meio, envolvido  de alguma forma. Diferente do futebol, como mencionei anteriormente, o automobilismo não é um esporte de fácil acesso. Não temos "campos" espalhados pela cidade para a prática do esporte e muitos acabam realizando as "peladas" nas ruas, na forma de “racha”.

Vindo de outros países, o vírus do Track day contaminou o Brasil e hoje é uma epidemia de proporções inimagináveis. O track day é o dia onde os contaminados aceleram seus carros de forma segura e vivenciam o cotidiano de um autódromo. Carros do dia a dia são levados ao extremo e as técnicas dos condutores são testadas.

Como os carros de rua não se assemelham aos carros de pista, a evolução dos equipamentos utilizados nos veículos é nítida, tudo feito em busca da segurança e melhor dirigibilidade na pista. Carros que utilizavam motores e demais itens originais hoje já recebem upgrade nos motores, rollcage, freios de competição, bancos, cintos,  e outros acessórios que vão auxiliar na busca pelos décimos de segundos no seu tempo, pois em um track day a disputa é interna, você contra você mesmo, procurando melhorar a cada volta. Essa evolução acaba fazendo com que alguns dos participantes optem por ter um carro dedicado para o evento, pois caso ocorra quebra ou acidentes o dano será menor.

Aproveitando essa onda de carros dedicados para a prática de Track Day,  realizamos uma entrevista com o Leonardo Perez, dono de  um Corsa bruto e impecável.























Em entrevista para o site, Leonardo comentou que sua paixão pelo automobilismo já estava no sangue, pois o seu pai participou dos 1000 km de Brasília em 74 e outras corridas. Seu primeiro carro "fuçado" foi um Marea Turbo, e com ele teve o primeiro contato com o Track Day. Quem presenciou esse Marea passando a reta principal do autódromo no corte sabia que dali não viria pouca coisa. Porém, por ser um carro pesado e ruim para circuito, Leonardo acabou vendendo e comprando uma M3. Ai, Leonardo,  soube o que é um carro realmente de pista. Em uma escapada na famosa curva da bruxa, Leonardo acabou se questionando sobre sua segurança e também sobre a facilidade na manutenção do seu veículo.  A resposta para esse questão foi o Corsa dedicado para Track.





Indagado sobre a escolha do carro, um dos pontos principais que o levou a aquisição do Corsa, foi a facilidade de peças e mão de obra. Como o Corsa é utilizado em grande escala na categoria Marcas e Pilotos, o acerto de chão e muitas peças são facilmente encontradas no mercado nacional.

O Corsa adquirido foi o modelo Wind de ano 99/99, com o motor C20XE original do Calibra. Mesmo com toda facilidade apresentada, por ser um carro já amplamente utilizado, Leonardo enfrentou alguns problemas na sua fabricação, e de acordo com o seu relato cada problema era uma força a mais para concluir esse projeto, que no final se tornou seu xodó.



Neste carro foi utilizado tudo da melhor qualidade, voltado exclusivamente para alta performance. O C20XE  que veio montado no carro foi vendido, dando lugar para  um C20XE da preparadora alemã Spiess desenvolvido para a F3. O motor recebeu algumas alterações para aguentar provas de longa duração,  ganhou pistões Omega Racing, injeção MBE 9a4, coletor 4x2x1 e o talento do Zezão no acerto.



A carroceria recebeu um rollcage nos padrões Marcas e Pilotos feito pelo Fábio, suspensão feita pelo Daniel, também no modelo de Marcas e Pilotos com ajuste para receber -7 de cambagem, os vidros foram trocados por policarbonato (apenas o dianteiro permanece original) e o capô feito em fibra de carbono.
O interior recebeu bancos, cintos de 4 pontas, manopla e volante Sparco,  pedaleira Tilton e o Dash AIM MXL para passar e gravar informações precisas do motor e de cada volta.
Para segurar esse bruto no chão, foram usadas rodas Enkei RPF1 com pneus slick, freios Willwood e Diferencial LSD Quaife para tracionar e jogar para o chão os 266 hps desse Spiess.


Em seu track day mais recente, na cidade de Cascavel-PR, Leonardo nos relatou que fora o sucesso obtido, já tem uma lista de pequenas alterações para realizar.


A ultima pergunta realizada na entrevista foi: "Qual sua sensação ao entrar no carro?" E a resposta não poderia ser diferente: "Sinto que esse carro faz parte de mim, e eu dele. Ninguém sabe o carinho que tenho pelo carro."






Agradecemos ao Leonardo pela entrevista concedida ao site e pela oportunidade de fotografar esse belo exemplo de bom gosto.

Anos de dedicação, paixão e determinação resultou nesta obra de arte.

Até a próxima.


Fotos e texto por Ricardo Porto


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