quarta-feira, 30 de abril de 2014

De Brasília para Cascavel - Friends Track Day.

quarta-feira, 30 de abril de 2014 - by xRicardox 0





O que vocês acham de percorrer aproximadamente 1500km para acelerar um autódromo diferente? Loucura? Sim, e muita! Porém as maiores aventuras foram feitas com base na loucura e também na paixão pelo que faz.







Um grupo de aficionados por automobilismo, praticante efetivo de track days em Brasília, desejava conhecer outros circuitos. Um anúncio de track day no Sul do Brasil foi o estopim que explodiu essa bomba. Friends Track Day, em Cascavel, era o destino.



















Evento escolhido, agora é a hora de começar a organizar e calcular os gastos para poder acelerar por lá. Seis carros embarcariam para o Paraná e com isso as revisões, acertos, montagem de novos upgrades foram iniciadas. Correria geral para deixar tudo pronto a tempo, grupo no whatsapp pipocando de mensagens, churrasco na casa dos participantes para treinar o traçado nos jogos, e tudo se repetia dia após dia até a quarta-feira, dia 16 de abril de 2014, dia de embarcar os carros rumo a Cascavel. Era nítida a aflição no rosto de cada um, observando seus carros embarcando e já imaginando como seria esse evento.





Quinta feira foi dia de encarar o asfalto. Embarcamos todas as tralhas e pulamos na estrada, porque tínhamos um longo caminho pela frente e data certa para chegar ao local. Véspera de feriado e o resultado só poderia ser um, estrada lotada. Pegamos um grande engarrafamento logo na saída do DF que nos sugou duas horas do previsto para inicio da viagem. Já fora de Brasília, o trânsito era intenso porem fluindo.






























Quilômetros e quilômetros percorridos, zoação o tempo todo, tanto no carro quanto no rádio, e a viagem continuava madrugada adentro, cruzamos até com a cegonha dos carros de Brasília parada em um posto a 100km antes de Prata.






Conforme a distancia ia diminuindo a ansiedade crescia. Depois de aproximadamente 20horas de viagem, chegamos ao autódromo de Cascavel. O cansaço sumiu imediatamente ao avistar esse traçado. A adrenalina tomou conta. Já visualizava os melhores pontos para efetuar meus disparos antes mesmo de descer do carro. Fomos muito bem recebidos pelo pessoal da organização e sem demora já começamos a descarregar as tralhas.  Aproveitei e já pulei para a pista, juntamente com o piloto Thiago Azalini que foi passando todas as tomadas das curvas. A primeira vista um traçado simples, porém foi ganhando meu respeito após cada metro percorrido a pé. Com uma grande curva em declive logo após a reta principal, dava para ter noção da velocidade que passariam e que ali separaria os "homens" dos meninos. Logo após esta curva, chamada de bacião, vem o mergulho e o miolo,com um S, onde a desaceleração é grande pois sai de uma curva de alta e entra em uma curva de baixa que da acesso a outra reta, com uma pequena curva, chamada de água, que é feita de pé cheio pois é uma curva suave para a direta. As curvas a seguir são bem próxima. A primeira em subida, e com ângulo e a segunda quase cega, pois após terminar a primeira curva você não enxerga o inicio da segunda, só quando já esta quase dentro dela. Após essa sequência de curvas, vem a antiga reta principal, iniciando com uma pequena descida e logo depois uma curva com média alta de velocidade que da acesso a reta principal.





Para que não conhece, o Autódromo Zilmar Beux foi construído em 1970 em um terreno de 35 alqueires, e conta com 3.058 metros de pista, originalmente de terra. Em 1973, a pista se tornou a terceira do Brasil a ser pavimentada. Após alguns anos, a pista que era da Autódromo de Cascavel S.A foi doada para a prefeitura local e em pouco tempo recebeu uma reforma nos padrões FIA.






Depois de um breve descanso, hora de confraternizar com o pessoal do track em um rodízio de pizza e logo em seguida cama, pois os trabalhos do final de semana começariam cedo.





Sábado acordamos e logo nos deparamos com o tempo bem fechado e com uma chuva constante. O receio de que a pista não seria aberta tomou conta. Fomos diretamente para o autódromo receber a cegonha com os carros e começar a vistoria e cadastro dos participantes. Após a realização do briefing a pista foi aberta e alguns participantes encararam a chuva e começaram a fazer tempo. Leandro, Neto, Celso e André foram um dos que desceram  para a pista. Leonardo enfrentou dificuldade pois teria que montar o jogo de pneu para chuva. Após rodar a cidade, encontramos um borracheiro e efetuamos a troca do jogo e dai em diante foi só felicidade! Brasília na pista, incluindo fotógrafo e videomaker PPK (kkk).  Durante todo o dia a pista ficou molhada, em alguns momentos menos, porém sempre molhada, pois o dia foi frio e fechado. Alguns acidentes leves ocorreram, mostrando como a pista era traiçoeira e exigia atenção. O nível dos participantes era alto, onde alguns locais viraram 1:28 logo na chuva!!







Dia encerrado e todos de olho nos celulares, conferindo o tempo para domingo. Tempo fechado e chuvoso era o resultado do aplicativo e por um instante o desanimo se fez presente.








Seis horas da manhã de domingo e lá estava ele, Sol!!!! Dia quente e céu aberto indicava que seria totalmente seco e os tempos cairiam muito, comparado com sábado. Como os carros já estavam preparados e prontos, foi só chegar no autódromo, dar a partida e ser feliz com a pista seca. De cara tivemos a real visão do potencial deste traçado. De 1:19(melhor tempo do primeiro treino de sábado), o tempo foi caindo para 1:18, 1:17 até chegar em 1:09, melhor volta do Nissan GTR.






Os pegas eram constantes, carros de todos os tipos disputavam tempo, transformando em um show o evento. A cada volta um carro se destacava, carros que muitas vezes passavam por originais quebraram pescoço ao passar na reta, como o Gol do Celso, que por fora parece um pacato 1.0T, mas que ao acelerar engole a reta sem pensar duas vezes, os Fiestas que chegaram calados e na pista fizeram festa em cima de vários outros carros e os "trackcar" exclusivos para track day e destruidores de tempo. Subaru, Corsa, Kadett,  Peugeot e Nissan fizeram show. Alguns demonstrando que pacatos carros populares podem dar trabalho até para GTR.  Fora os treinos livres, tivemos o TOP 10, onde os 10 melhores tiveram a pista livre para disputar a melhor colocação.



O resultado do TOP 10 ficou assim:


Pos N Nome MV TMV VM(KM/h)
1 480RUETTE 9 01:10.129 156,98
2 33 ANDRE STI 8 01:16.732 143,47
3 61 LEONARDO PEREZ 2 01:16.988 142,99
4 16 JOÃO PAULO 1 01:17.255 142,50
5 66 CELSO PAGY 5 01:18.244 140,70
6 62 ALLAN AQUINO 5 01:19.631 138,25
7 81 ALISSON VINICIUS 6 01:21.477 135,12
8 2 JESUS 1 01:22.751 133,04
9 18 CARLOS ROBERTO 6 01:23.013 132,62
Confira os tempos de cada treino livre aqui.

































Na verdade é impossível descrever ao certo como foi este evento, principalmente para quem percorreu, no total, aproximadamente 3 mil quilômetros. Pessoas acampadas no autódromo, muita rizada, companheirismo, zoação e aflição tomou conta desses 3 dias de vento, fora os outros dias de viagem.  Fico com um certo peso nas costas por ter que resumir, em forma de texto e imagens, esse mais esse track day. Poderia passar dias e dias descrevendo mas acabaria ficando chato ler 5 páginas de texto.






Meus sinceros agradecimento ao Leonardo Perez, por ceder um ligar em seu "tanque de guerra FORD" kkkk e ao Azalini que compartilhou um pedaço do seu pulmão para dividir os 3000 km de gases tóxicos  inalados (kkkkkkkkkk), Celso, Neto e Erick pela companhia e risadas na estrada e ao André pela oportunidade de cobrir mais esse evento.







Se o bolso não atrapalhasse, repetiria essa façanha todos os meses.




Parabéns Rafael Rabitz pela organização e a todos os envolvidos, direta e indiretamente, no evento.





































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